quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fala Aê!

Hoje foi mais um dia comum, acordei, tomei café e como de costume fui para a internet. Apertei em cima da palavra “Orkut” que se encontra na parte superior esquerda da página do Google; após escrevi meu link e minha senha. Entrei, enfim, no meu perfil, nesse momento deparei-me, em atualizações, com um scrap enviado por uma menina que terminava o namoro de um mês. Em apenas cinco linhas a menina conseguiu expressar tudo que sentiu, além, do “por que” do término.
Depois de ter lido pela segunda vez a mensagem, parei para refletir. Quando resgatei subitamente de minha memória a lembrança de uma história que uma senhora me contou; foi numa confraternização na casa de um amigo, pude, então, escutar o relato, que seu “Era uma vez” se passou há 40 anos. E ela começou a falar:
“Em minha juventude trabalhava num estabelecimento perto da zona portuária, e todo dia, para chegar ao meu trabalho, seguia andando rente daquelas embarcações. Até que numa manhã reparei num rapaz, que esforçando a memória recordei-me da imagem dele todo dia cedinho, no mesmo horário, parado me olhando passar. As semanas voaram desde a primeira vez que reparei no rapaz; um pouco antes de sair do trabalho minha colega me entregou uma carta, tendo como remetente o nome de um homem antecedido pela sua patente de marinheiro. Li a carta e logo fiquei apaixonada pelo almirante João De Bode. A semana se foi, e recebi novamente uma carta; nela meu admirador pedia uma carta escrita por mim. Atendi imediatamente. Fomos trocando 55 cartas por mais de meses, e o meu almirante não teve a coragem de me cortejar. Num dia minha colega veio correndo em minha direção, em suas mãos ela tinha uma carta. Abri e iniciei a leitura, no final meus olhos estavam cheios de lágrimas, pois meu homem, também homem do mar, iria embarcar numa viagem sem saber se voltaria a me ver. E nunca mais nós voltaríamos a nos ver. Ainda guarda em minha memória cada frase da última carta.”
Fiz uma comparação, como no intervalo de 40 anos aconteceram tantas mudanças, hoje no século XXI tudo se tornou tão mais fácil, acessível, que tal instantâneo. As conversas são instantâneas, a informação é instantânea, e o macarrão é instantâneo. Além dos valores materiais, percebi que até o sentimento ficara instantâneo, o amor ficou instantâneo. Antigamente 55 cartas não bastaram para iniciar um relacionamento, e atualmente um recado no Orkut de cinco linhas basta para terminar com um.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário